The Merseybeats – The Merseybeats (LP Fontana – TL 5210, 1964).
Género: Pop/Rock
Álbum de originais da banda The Merseybeats, gravado em meados de 1964 com John Gustafson (baixo) na formação, no lugar do co-fundador Billy Kinsley,. É um LP que assenta na harmonia do estilo em voga na época, a música pop/rock de Liverpool. Destaca-se o tema “Hello Young Lovers” onde se distingue a guitarra rockabilly.
The Merseybeats foi uma banda Merseybeat que emergiu da cena musical de Liverpool na década de 60, e que chegou a tocar no Cavern Club, juntamente com The Beatles, Gerry and The Pacemakers e outros grupos similares. Inicialmente chamavam-se The Mavericks. Tony Crane (nascido Anthony Crane, 17 de abril de 1945, Anfield, Liverpool) e Billy Kinsley (nascido William Ellis Kinsley, 28 de novembro de 1946, Liverpool) formaram a sua primeira banda no final de 1960 que se tornou em The Pacifics, em setembro de 1961. De novo o nome foi alterado para The Beats Mersey em fevereiro 1962, por sugestão de MC Bob Wooler, no Cavern Club. Mais tarde, já em abril de 1962, tornaram-se finalmente em The Merseybeats. Aos músicos Crane e Kinsley juntaram-se o guitarrista Aaron Williams (nascido James Aaron Williams, 23 de junho de 1942, Liverpool) e o baterista John Banks (nascido em 23 de setembro de 1943, Liverpool – falecido em 20 de abril de 1988). O grupo assinou um contrato de gravação com a Fontana e teve o seu primeiro sucesso em 1963 com ""It's Love That Really Counts", seguido por outro em 1964, "I Think of You", com o qual ganhou o seu primeiro disco de ouro.
Entre 1963 e 1966, os Merseybeats tiveram sete sucessos no Reino Unido, um dos quais (I think of you) ficou nos primeiros 5 lugares das paradas. Os outros quatro êxitos (It's love that really counts, Last night, I love you yes I do, I stand accused) não conseguiram chegar ao UK Top 20 do do Reino Unido , mas ficaram perto.
Em fevereiro de 1964 Billy Kinsley saiu do grupo para formar a sua própria banda, The Kinsleys. Foi temporariamente substituído por Bob Garner (mais tarde seria dos The Creation) e finalmente, de forma permanente, por Johnny Gustafson (ex-The Big Three).
Os Merseybeats apareciam regularmente em Liverpool no Cavern Club, onde os Beatles também actuavam.
Os Merseybeats tiveram também muito sucesso no exterior, tendo efectuado uma digressão pela Alemanha e pelos EUA em 1964. Tiveram também o seu próprio show na televisão italiana.
Alterações à formação original levaram à separação do grupo em 1966.
Faixas/Tracklist:
A1 Milkman
A2 Hello Young Lovers
A3 He Will Break Your Heart
A4 Funny Face
A5 Really Mystified
A6 The Girl That I Marry
B1 Fools Like Me
B2 My Heart And I
B3 Bring It On Home To Me
B4 Lavender Blue
B5 Jumping Jonah
B6 Don't Turn Around
Bonus:
C1- Long Tall Sally
C2 - Mister Moonlight
Músicos/Personnel:
Tony Crane - Guitarra, voz
Aaron Williams - Guitarra, voz
Billy Kinsley - Baixo, voz (substituído por Johnny Gustafson, no baixo)
John Banks – Bateria
LP gentilmente cedido pelo nosso amigo Terry Bell, a quem agradecemos.